Image Hosted by ImageShack.us
VISITA , COLABORA , DIVULGA

terça-feira, 6 de maio de 2008

IN MEMORIUM..............







O MEU AMIGO LUIS MOREIRA PARTIU PARA SEMPRE




Comecei a conhecer melhor o Luís Moreira, quando em 1966 nos reunimos no RC3, em Estremoz, para formar o BCAV 1883. Ele regressara, há um ano, de comandar uma das CCAV no BCAV 399, o Batalhão do Coronel "Totobola".Já no Norte de Angola comandámos, ele a CCav1536(Balacende) e eu a CCav1537(Quicabo e Intervenção). No Leste, estivemos ele, em Teixeira de Sousa, e eu no Luacano.
Tive assim oportunidade de o conhecer bem, admirar e fazer uma amizade que ficou para toda a vida.
No estreitar dessa amizade fomos compartindo muitos dos bons momentos, de que guardo a memória mais gratificante, e também outros, solidários nas tempestades que a vida nos reservou; assim, fomos passando os anos.
O Major de Cavalaria, Luis Francisco Pinto de Sousa Moreira foi um, dos muito poucos Oficiais, na Arma da Cavalaria, que nos anos da Guerra só esteve no "mato". Ao contrário de muitos, nunca lhe tocaram, "alcatifas", polícias, quartéis generais e ares-condicionados. Tampouco teve tempo para "conspiratas" e fraternidades.A única fraternidade a que sempre teve Orgulho e Honra de pertencer vinha dos seus tempos de menino quando aos dez anos entrou no Colégio Militar.
Cansado e desiludido tentou e conseguiu passar à situação de Reserva; nesta situação, ainda foi mobilizado para como Major fazer uma comissão num Comando Operacional na Guiné!
Sem ressentimentos pelo insólito de fora vítima, tentou e conseguiu iniciar uma carreira na vida civil, com sucesso.
Após o "25 de Abril" acenaram-lhe com o regresso ao Activo.
Não quis assim ser mais um no amontoado comboio revolucionário de "sindicalistas","lutadores antifascistas", "mutilados", "traumatizados" e "objectores políticos ou de consciência", convertidos ou revelados, da última hora.
Independente e livre, seguiu o seu caminho.
Morreu como sempre viveu: sem incomodar.
Levava na lapela a barretina do seu CM.
Hoje para muitos de nós é já e só Saudade.


Silêncio.




MORREU UM SOLDADO.




Publicado por: João Sena

1 comentário:

Joaquim disse...

O Sr. Major Luís Moreira foi um excelente militar. Era dotado de uma invulgar formação técnica, cultural e humana e, por isso, um homem superior. Curvo-me perante a sua memória e envio à instituição militar, incluindo o Colégio Militar de que foi aluno, bem como à sua família, os meus mais sentidos pêsames.
Joaquim António Azevedo Pereira
Ex-Alferes Miliciano do B. Cav. 1883/ C. Cav. 1536